6 ideias para organizar o seu escritório em casa
O trabalho remoto já é uma realidade em diversas áreas. Para trabalhar de casa, porém, é preciso ter um espaço adequado e tranquilo, mobiliário ergonômico e um ambiente de trabalho agradável. Também é importante cuidar da saúde física e mental durante a jornada. Neste post, vamos dar dicas imperdíveis para organizar o seu escritório em casa e ganhar produtividade e qualidade de vida!
6 dicas para organizar o seu escritório em casa
O home office tem muitos benefícios: economizar o tempo perdido no trânsito, poder preparar as próprias refeições, ter horários mais flexíveis… mas também requer disciplina e organização. Confira as 6 dicas que preparamos para otimizar o trabalho remoto e fazer do seu escritório em casa um espaço confortável e funcional.
1. Defina um espaço de trabalho
O primeiro passo é arrumar um espaço de trabalho em casa para fazer o seu escritório. Pode ser um cômodo só para isso ou mesmo um cantinho no quarto ou na sala, de acordo com a sua possibilidade.
O importante é que esse espaço seja tranquilo e silencioso, para que você possa se concentrar em seus afazeres. Se for possível, monte seu escritório em casa perto de uma janela para aproveitar a luz natural.
Por falar em luz, garanta que seu escritório em casa tenha uma iluminação eficiente. É importante instalar luminárias ou abajures. Além de evitar prejudicar sua visão, uma boa iluminação é útil para chamadas em vídeo. Na hora de escolher a lâmpada, procure optar por aquelas em tom amarelado neutro, já que luzes brancas intensas podem trazer uma sensação de fadiga.
Não é recomendável trabalhar do sofá ou mesmo da cama. Além de diminuir a produtividade, esse hábito pode causar dores na coluna e no pescoço, já que não é possível manter a postura adequada.
2. Escolha uma mesa e cadeira adequadas
Depois de definir onde será o seu espaço de trabalho, é importante pensar no mobiliário. É fundamental que a mesa e a cadeira sejam ergonômicas e permitam trabalhar confortavelmente.
A mesa do escritório deve ter um tamanho adequado para acomodar todos os seus materiais de trabalho e o equipamento utilizado. Ela também deve ter uma altura apropriada para que os ombros, os braços e a cabeça fiquem na posição correta durante o expediente.
Além disso, é importante que o monitor do computador fique na altura certa, no nível dos olhos a uma distância de 50 a 100 centímetros. Se a altura da mesa não possibilitar isso, uma alternativa é comprar um suporte específico para o notebook ou mesmo investir num monitor com suporte ajustável que você possa regular.
Já a cadeira precisa ser confortável. Ela deve ter apoio para os braços, suporte para a lombar e uma altura adequada para que as pernas caibam confortavelmente embaixo da mesa e que a planta dos pés alcance o chão.
O ideal é utilizar uma mesa com regulagem elétrica de altura, uma cadeira de escritório ergonômica e um suporte de monitor articulado. Com essas ferramentas, é possível trabalhar de uma maneira mais cômoda, o que ajuda inclusive a elevar a produtividade.
A GenioDesk oferece uma linha completa de mesas reguláveis e cadeiras ergonômicas que fazem um par perfeito com elas. A vantagem de uma mesa ajustável é que você pode personalizar a altura da maneira como preferir, na posição mais confortável.
Ela também permite revezar posturas durante a jornada de trabalho, o que traz vários benefícios à saúde: melhora na circulação sanguínea, prevenção contra dores no corpo, nas costas e no pescoço, entre outros.
Leia também: Dicas para escolher a melhor mesa de escritório
3. Personalize o seu espaço
Você também pode personalizar o seu espaço de trabalho escolhendo elementos e itens de decoração que tornem o ambiente agradável e motivador. As possibilidades são inúmeras: porta-retratos com fotos da família ou de momentos felizes, quadros bonitos na parede, vasos de plantas na mesa ou em estantes e prateleiras e outros objetos decorativos.
O importante é tornar o ambiente harmônico e inspirador. Você pode escolher as cores e o estilo de decoração do escritório de acordo com suas preferências pessoais e com a mensagem que deseja transmitir, sobretudo em reuniões online.
Acredite: pensar na decoração e na personalização não é um mero capricho! Trabalhar num ambiente agradável traz mais inspiração e eficiência à rotina, contribui para aumentar a produtividade e ajuda a construir uma marca pessoal.
4. Mantenha o espaço organizado
Não adianta montar um escritório em casa lindo e funcional se o espaço estiver sempre bagunçado. Um espaço de trabalho organizado, com todos os materiais no seu devido lugar, evita distrações e torna a rotina mais produtiva.
É importante criar o seu próprio sistema de organização e segui-lo. Assim, os equipamentos e os materiais de trabalho estarão sempre acessíveis, você não precisará perder tempo procurando os itens de que precisa e será muito mais fácil focar em suas tarefas.
Uma boa dica é investir em caixas e organizadores de gaveta e de mesa para manter os materiais de escritório em ordem. Se houver a possibilidade, também vale a pena adquirir itens como gaveteiros, cestos e pequenos armários. Outra dica boa é instalar prateleiras.
5. Faça pausas regulares
Ao longo da jornada de trabalho, é importante fazer pausas regulares. A cada 20 ou 30 minutos, levante-se, dê uma volta, beba uma água e alongue-se. Manter esse bom hábito ajuda na circulação sanguínea e evita dores no corpo, nas costas e nos membros inferiores e superiores.
Uma dica interessante, que pode inclusive melhorar sua concentração no trabalho, é utilizar o método Pomodoro. Ele consiste em ciclos com um determinado período de foco total e outro de descanso.
Normalmente, esses ciclos são compostos de 25 minutos de foco e 5 de pausa. A cada quatro ou cinco ciclos completos, pode-se fazer uma pausa mais longa, de 10 a 20 minutos. Mas você pode adaptar de acordo com sua necessidade: há quem funcione melhor com ciclos mais longos e quem prefira os mais curtos. Teste e veja o que dá mais certo no seu caso.
Leia também: Como ganhar mais produtividade no trabalho e nos estudos? Confira as sugestões
6. Cuide da sua saúde mental
Além de cuidar da saúde física, é necessário prestar atenção à saúde mental. Trabalhar em casa pode ser desafiador, especialmente quando você não tem um espaço de trabalho adequado, horários definidos e uma boa alimentação.
Para começar, é preciso estabelecer uma rotina de trabalho, mesmo que você atue de forma autônoma. É importante ter um horário definido para trabalhar e um horário para “desmontar o escritório” e relaxar. Caso contrário, a sensação que se tem é de que o expediente dura 24h e que nunca deixamos de trabalhar.
Estipule metas diárias, liste as atividades a serem realizadas durante o dia, separe as suas demandas profissionais das pessoais e evite que as tarefas domésticas sejam feitas durante o período definido para o expediente. Da mesma forma, evite fazer atividades profissionais no horário em que deveria estar relaxando, a não ser em casos excepcionais ou de emergência.
Para manter a saúde mental em dia, faça pausas ao longo do dia conforme orientamos e busque se distrair durante os intervalos. Que tal aproveitar os momentos de pausa para ler algumas páginas de um bom livro, ouvir uma música da sua banda favorita ou mesmo mandar uma mensagem para um amigo que você não vê há tempos?
Nas horas livres, não esqueça de praticar exercícios físicos, que são excelentes para controlar o estresse e a ansiedade. Sempre que possível, passe um tempo com os amigos e com a família e dê vazão aos seus hobbies, pois eles ajudam a desopilar a mente. Outra dica que pode ajudar é praticar meditação. Para algumas pessoas, essa prática é uma excelente maneira de aliviar a tensão.
Se quiser criar um ambiente ainda mais relaxante para trabalhar, uma dica extra é investir em itens como velas perfumadas, incensos ou difusores. Os aromas contribuem para diminuir o estresse da rotina de trabalho e podem deixar seu escritório em casa mais aconchegante.
Conheça as soluções da GenioDesk
Como você pode perceber, organizar seu escritório para o trabalho remoto envolve vários detalhes. É preciso pensar na arrumação do seu espaço, em medidas que visem a preservar a saúde física e mental e nos mobiliários adequados, que proporcionem o conforto necessário para um dia a dia de trabalho produtivo.
A GenioDesk oferece uma grande variedade de mesas com regulagem elétrica de altura, que podem ser ajustadas automaticamente de acordo com a sua necessidade. Além de proporcionarem o ajuste fino de altura para encontrar a posição ideal, as mesas reguláveis permitem alternar posturas, trabalhando sentado ou em pé.
Também temos em nossa linha cadeiras ergonômicas que combinam perfeitamente com as mesas reguláveis e proporcionam todo o conforto de que você precisa para realizar as suas tarefas de forma eficiente e produtiva.
Invista em seu escritório em casa. Visite a loja virtual da GenioDesk e confira as melhores opções para otimizar o trabalho remoto!
Categorias: Escritório