Mesas

Já conhece a mesa para trabalhar em pé?

Já conhece a mesa para trabalhar em pé?

A mesa para trabalhar em pé, também conhecida como standing desk, é uma evolução no que diz respeito a mesas de escritório. Ela tem altura regulável e você pode ajustar de acordo com suas preferências para proporcionar o maior conforto possível. E, como o nome diz, ela permite desempenhar suas atividades em pé, alternando posturas ao longo do dia.

Essa prática vem ganhando adeptos no mundo inteiro graças aos benefícios à saúde que o revezamento de posições durante a jornada de trabalho traz aos profissionais. E isso não é nenhuma invencionice: essas vantagens são comprovadas cientificamente.

Vamos apresentar os principais motivos para investir em uma mesa para trabalhar em pé e mostrar como esse tipo de móvel contribui para o conforto e a ergonomia. Também vamos dar dicas para você escolher a mesa ideal, confira!

Conheça os benefícios de trabalhar em pé

Uma mesa com regulagem de altura pode ser ajustada para diferentes tamanhos, tipos de atividades realizadas e posições de trabalho. Ela permite que você trabalhe em pé ou sentado, alternando as posturas ao longo do dia. Com comprovados benefícios à saúde, é o melhor modelo de mesa atual.

Para ilustrar essa afirmação, trazemos dados do Take-a-Stand Project. De acordo com estudos realizados, revezar entre posturas ao longo do dia diminuiu as dores no corpo de 54% das pessoas entrevistadas. Além disso, 71% sentiram melhora no foco e 66% sentiram melhora na produtividade.

Benefícios para a saúde

O maior benefício de uma mesa para trabalhar em pé é a prevenção de doenças comumente relacionadas ao trabalho, como dores nas costas, no pescoço ou nos ombros. Essas são queixas muito comuns em pessoas que passam muito tempo trabalhando na mesma posição.

Isso ocorre porque, ao longo do expediente, a coluna fica curvada, causando uma pressão nos discos intervertebrais que, a longo prazo, pode ocasionar protusões e hérnias de disco, além de enfraquecer os músculos. O ideal é revezar entre a postura de pé e sentada, pois não é benéfico passar períodos muito longos em nenhuma das duas posições.

A importância de alternar e ficar de pé, ao invés de passar muitas horas sentado, também foi significativamente associada a níveis menores de açúcar e gorduras no sangue, conforme estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália.

Trocar 2 horas sentado por ficar em pé resultou, em média, em:

  • Quantidade de açúcar no sangue 2% menor;
  • Quantidade de gordura no sangue 11% menor;
  • Melhora de 6% nas taxas de colesterol bom no sangue.

Dessa forma, é possível aumentar a qualidade de vida, evitando doenças relacionadas à glicemia e taxa de triglicérides altas, como o diabetes tipo 2.

Daí a importância de investir em uma mesa que pode ser regulada facilmente. Ela possibilita a alternância de posturas para manter a coluna numa posição adequada, ativando os músculos e melhorando a circulação sanguínea nas pernas.

Benefícios para a produtividade

Quando falamos das vantagens de uma mesa para trabalhar em pé, não estamos falando apenas dos benefícios para a saúde, mas também para produzir melhor.

A alternância de posturas contribui com a criatividade, a concentração e o foco do profissional, visto que uma postura inadequada causa desconfortos que, por sua vez, podem gerar estresse e mau humor. Consequentemente, o desempenho pode piorar e a produtividade despencar.

Além disso, alternar entre trabalhar em pé e sentado também ajuda a manter a concentração no trabalho, à medida que melhora a circulação sanguínea e incentiva a fazer pausas na rotina quanto a altura é modificada.  

Considerações ergonômicas sobre alternar posturas

A ergonomia diz respeito à liberdade de movimentos e à postura ideal, ou seja, a mais fisiológica possível. Postura adequada é aquela que respeita o formato e as curvas do corpo, não prejudica a mobilidade, permite trabalhar com o tronco equilibrado, os braços apoiados e a cabeça alinhada com a cervical.

Assim, a ergonomia é fundamental para o bom desempenho e para a saúde dos trabalhadores. A NR 17, norma brasileira de ergonomia, estabelece que o melhor cenário é a alternância de posturas.

E a fisiologia biomecânica dá respaldo a esse parecer. Ao alternar posturas e nos movimentarmos mais, temos uma melhor circulação sanguínea.

Além disso, equilibramos as forças que atuam sobre a coluna vertebral. E ainda favorecemos a oxigenação do organismo, já que, ao sentar, comprimimos o diafragma, o que faz com que os movimentos de inspiração e expiração sejam afetados.

Assim, ao trabalhar algumas horas em pé e algumas horas sentados, equilibramos todos esses fatores e trazemos mais bem-estar à rotina de trabalho ou estudo.

Dica: 6 ideias para organizar o seu escritório em casa

Como escolher a mesa ideal para seu escritório?

O primeiro critério é saber se a mesa escolhida é ergonômica, ou seja, se ela é capaz de se adaptar perfeitamente ao formato, às dimensões e às curvas de seu corpo, proporcionando o máximo conforto durante o uso. 

Verifique se a mesa segue os parâmetros estabelecidos pela NR17 e pela norma NBR 13966 de 2008 da ABNT, que tratam especificamente de ergonomia.

Além disso, se você pretende trabalhar em pé, é fundamental que a mesa tenha uma altura própria para isso. É necessário que, ao usar o móvel, você mantenha uma postura equilibrada, sem esticar demais os braços, levantar muito a cabeça nem precisar se curvar.

Por isso, o ideal é optar por uma mesa com regulagem automática, que permite ajuste fino da altura que o seu corpo precisa. Com uma mesa regulável, você pode alternar entre as posturas com facilidade, que é o mais recomendável.

Outra preocupação importante na hora de escolher uma mesa diz respeito ao espaço disponível. O móvel precisa caber com conforto no local, mantendo uma área livre para circulação. 

As medidas do tampo também devem ser suficientes para guardar todos os acessórios e materiais necessários ao trabalho e a parte debaixo deve ser grande o bastante para acomodar as pernas.

Atenção também para o material da escrivaninha. Priorize materiais resistentes e duráveis. Mesas mais robustas têm uma vida útil mais longa e fazem valer o seu investimento. Também é importante checar se o fabricante oferece garantia para o produto e de quanto tempo.

Por fim, o design e o estilo da mesa também contam pontos. O ideal é que ela combine com o estilo e as cores do restante da decoração para criar um ambiente harmônico e agradável. Na hora de escolher a cor, considere tons mais neutros, já que uma coloração muito vibrante pode causar cansaço visual.

Onde comprar uma mesa para trabalhar em pé? Conheça as mesas GenioDesk

O melhor lugar para comprar uma mesa para trabalhar em pé é na loja virtual da GenioDesk. Nossa linha conta com vários modelos de mesas com altura regulável automatizada, perfeitas para alternar posições durante o dia de trabalho.

Conheça os modelos disponíveis em nosso catálogo:

GenioDesk HOME

Se você procura algo mais básico, mas que cumpre muito bem a sua função, a GenioDesk Home é a escolha certa. Ela tem regulagem de altura automática e velocidade de ajuste de 2,4 centímetros por segundo, variando entre 74 e 121 centímetros. 

Assim, você pode personalizar a sua mesa para trabalhar em pé e sentado, alternando as posturas. A largura da mesa vai até 160cm permitindo acomodar todos os materiais necessários para o desempenho de suas atividades profissionais.  

GenioDesk PLUS

Já se você quer uma mesa com ajuste um pouco mais rápido e ainda mais customizável, a melhor pedida é a GenioDesk PLUS, uma espécie de versão “turbinada” da GenioDesk HOME. Ela conta com motorização dupla, 4 memórias de posições e altura regulável entre 73 e 117 centímetros, com velocidade de ajuste de 3,2 centímetros por segundo.  

GenioDesk PRO

Se você busca um modelo mais sofisticado ainda, escolha a GenioDesk PRO, o modelo mais premium do catálogo, ideal para quem não abre mão do máximo conforto e de um móvel fabricado com alta tecnologia.  Sua altura pode ser regulada entre 66 e 129 centímetros, com uma velocidade de 4 centímetros por segundo. Conta, ainda, com quatro memórias programáveis para facilitar sua rotina.

GenioDesk ART

Para quem quer um tampo com acabamento exclusivo e diferenciado, com um design elegante, a escolha perfeita é a GenioDesk ART. Ela conta com as mesmas configurações do modelo PRO, mas seu design é um show à parte e traz muita sofisticação ao ambiente de trabalho. Seu tampo é feito de madeira teca de árvores cultivadas de modo sustentável e responsável.

GenioDesk 90º

Se você quer praticidade e deseja aproveitar cada canto do escritório, o melhor a se fazer é investir na GenioDesk 90º, uma mesa em “L” que se encaixa nos cantos e por isso é muito versátil. Ela tem motorização tripla, quatro memórias programáveis e sua altura pode ser regulada entre 66 e 129 centímetros.

GenioDesk TWIN

Caso você compartilhe o escritório com outra pessoa ou trabalhe em equipe, invista na GenioDesk TWIN, que conta com duas estações de trabalho com bastante espaço para ambos trabalharem confortavelmente. Como os demais modelos, tem altura regulável, que pode ser ajustada entre 73 e 119 centímetros. A velocidade de ajuste é de 4 centímetros por segundo.  

Encontre a mesa ideal para você no site

Como vimos, a mesa para trabalhar em pé é uma grande tendência, já que alternar posições durante a jornada de trabalho traz benefícios indiscutíveis para a saúde e ainda contribui com a melhora da produtividade. A GenioDesk tem a mesa perfeita para você. Visite a nossa loja virtual, conheça todos os nossos modelos e encontre a opção ideal para seu escritório.

Categorias: Mesas

3 comentários sobre Já conhece a mesa para trabalhar em pé?"